Salvador é a capital do Estado da Bahia e primeira capital do Brasil. Salvador é uma metrópole nacional com mais de 2,9 milhões de habitantes [1] , sendo o município mais populoso do Nordeste e a terceira mais populosa do Brasil.
Por ser uma cidade com suas dimensões, Salvador necessita atender a uma demanda de mobilidade sempre crescente, onde estimativas sugerem que o transporte coletivo realize diariamente algo em torno de 2.1 milhões de viagens (Fonte: Pesquisa OD/2012).
Para atender a esta demanda e tentar oferecer um serviço mais justo para a população, a atual gestão(2013-2020), deu um passo adiante no quesito integração, pois simplificou a antiga forma de integrar o transporte coletivo na cidade, que era orientado por letras, indo de A a D(cada letra referindo-se a uma região da cidade), sendo que cada passageiro tinha até uma hora para pegar o segundo ônibus(com letra diferente do primeiro) pagando apenas meia passagem, para ter direito a essa comodidade o usuário necessitava possuir um cartão de bilhetagem eletrônica, SalvadorCard [2].
O novo modelo que passou a vigorar em 2013, acrescentou a denominação de Bilhete Único ao SalvadorCard e removeu a restrição por áreas para realização de transbordos, além disso adicionou 1 hora ao período para a realização da baldeação entre ônibus, passando agora a ser de duas horas, a contar do momento do registro da primeira viagem. Além disso ao pegar 2 ônibus no período de 2 horas, o passageiro paga somente o valor de uma única passagem [3]. Adicionalmente a essas facilidades, os usuários contam agora com a integração entre ônibus e o metrô, que seguem as mesmas regras de baldeações [5].
Esse novo modelo passou a ser chamado de INTEGRA, redefinindo a forma de gestão do transporte coletivo, que antes era “entregue” à empresas (18 no total), agora passou a ser concedido para 3 consórcios: Plataforma, OT Trans e Salvador Norte, cada uma administrando uma área da cidade, a saber: Subúrbio, Miolo e Orla, identificadas pelas cores amarela, verde e azul respectivamente. Junto com essa remodelagem veio a proprosta da renovação progressiva da frota, acrescido da nova identidade visual dos coletivos [4].
É Área Operacional do Subúrbio, que vai de São Tomé de Paripe ao Comércio.
É a Área Operacional do Miolo, que vai de Mussurunga a Pernambués, incluindo Cajazeiras e Pau da Lima.
É chamada de Área Operacional da Orla, que vai da Praça da Sé até Itapuã.
Integra é a associação que congrega as atividades comuns das concessionárias do transporte coletivo por ônibus de Salvador vencedoras do Certame Licitatório 001/2014 promovido pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Salvador (SEMOB). Além das empresas que fazem parte da Integra existe a CoopStecs, uma cooperativa que realiza a operação do transporte complementar na cidade e a CCR Metrô Bahia, que constrói e opera o sistema metroviário soteropolitano.
Conheça as empresas que prestam o serviço de transporte coletivo em Salvador:
Endereço: Av. Santiago de Compostela Nº 370 - Parque Bela Vista, CEP: 40.279-150
Telefone(s): (71) 3111-3134 / (71) 3111-3147
www.salvadornorte.com.br
Endereço: Rua Tomaz Gonzaga Nº 262 - Pernambués, CEP: 41.100-000
Telefone(s): (71) 3460-7300
www.integraplataforma.com.br
Endereço: Estrada Velha de Campinas de Pirajá Nº 1175 - Campinas de Pirajá, CEP: 41.280-520
Telefone(s): (71) 3525-8433 / (71) 3525-8400
www.ottrans.com.br
Endereço: Rua dos Franciscanos S/N Dom Avelar - Salvador / Ba / Brasil , CEP: 41.315-000
Telefone(s): (71) 3176-3026
www.coopstecs.com.br
Endereço: Rua Afeganistão, s/nº, Calabetão, Salvador – BA, CEP: 41.227-002
Telefone(s): (71) 3205-1100 / 0800 071 8020
www.ccrmetrobahia.com.br
Endereço: Rua Visconde de Itaboraí, N 99 - Amaralina. Salvador - BA , Brasil, CEP: 41.900-000
Telefone(s): (71) 3202-9200
www.mobilidade.salvador.ba.gov.br/